8 relatórios mais importantes do Google Analytics para comércio eletrônico

Publicados: 2022-07-28

O Google Analytics é uma ferramenta crítica para avaliar o desempenho das empresas de comércio eletrônico. Na verdade, cerca de 87% dos 10.000 principais sites usam o Google Analytics para coletar e analisar padrões de dados.

Você pode usar o Google Analytics para entender o desempenho de sua loja online, o que, por sua vez, permitirá refinar sua estratégia de marketing de comércio eletrônico adequadamente no futuro.

Para tornar o Google Analytics o mais eficaz e conveniente possível, você deve usar os melhores relatórios para comércio eletrônico. Neste artigo, reunimos os 8 relatórios mais importantes que você deseja verificar como uma empresa de comércio eletrônico.

Vamos dar uma olhada!

Atalhos ✂️

  1. Canais
  2. Estatísticas de uso do navegador e do SO
  3. Móvel
  4. Pesquisa orgânica
  5. Tráfego direto para empresas de comércio eletrônico
  6. Páginas de destino
  7. Esquema de comportamento do cliente
  8. Conversão por hora do dia

Os 8 relatórios de comércio eletrônico mais importantes do Google Analytics

1. Canais

Este é o relatório mais informativo. Ele permite que você avalie de quais plataformas seu tráfego está chegando e calcule sua taxa de conversão de comércio eletrônico. Ao descobrir quais plataformas são mais e menos importantes, você poderá ajustar sua estratégia daqui para frente.

Para abrir um relatório, clique em “Aquisição” no menu da barra lateral esquerda, depois em “Todo o tráfego” no submenu que aparece e depois em “Canais”:

google analytics reports 01 - 8 Most Important Google Analytics Reports for Ecommerce

O seguinte menu aparecerá na tela, onde você verá as estatísticas de todos os diferentes canais:

google analytics reports 02 - 8 Most Important Google Analytics Reports for Ecommerce

2. Estatísticas de uso do navegador e do SO

Quer ter certeza de que está se concentrando nas áreas certas para aumentar seus resultados?

Em seguida, você desejará incluir alguns relatórios de análise de comércio eletrônico com estatísticas de uso de navegador e sistema operacional (sistemas operacionais) em seu arsenal.

Eles ajudarão você a descobrir quais navegadores (e versões) trazem mais conversões, o que, por sua vez, o ajudará a descobrir possíveis melhorias em seu site e conteúdo. Você também saberá de quais dispositivos obtém mais conversões.

Se você perceber que há uma lacuna significativa no desempenho de um sistema operacional para outro, isso significa que você precisa otimizar o site para o sistema operacional que está gerando menos conversões.

Para gerar um relatório para seu negócio de comércio eletrônico, vá em “Público → Tecnologias → Navegador e SO”:

google analytics reports 03 - 8 Most Important Google Analytics Reports for Ecommerce

3. Celular

Todos os anos, mais e mais usuários preferem navegar na web em seus dispositivos móveis. Portanto, se a versão móvel do seu site não for amigável o suficiente para os consumidores, você pode estar perdendo vendas.

Este relatório funciona bem em conjunto com o anterior. Ele permite que você confirme suas hipóteses e entenda quais usuários móveis têm problemas ao longo do caminho (e onde) para que você possa corrigi-los.

Para fazer isso, vá para “Relatórios → Público → Celular”.

google analytics reports 04 - 8 Most Important Google Analytics Reports for Ecommerce

4. Pesquisa orgânica

Quase 93% das experiências online começam com um mecanismo de busca. Se você deseja que seu site chegue ao topo dos resultados de pesquisa, a otimização do mecanismo de pesquisa é algo que você não deseja economizar.

Para acessar esses relatórios avançados de comércio eletrônico, acesse o menu "Pesquisa orgânica" em "Canais".

google analytics reports 05 - 8 Most Important Google Analytics Reports for Ecommerce

Em seguida, aparecerá esta tela:

google analytics reports 06 - 8 Most Important Google Analytics Reports for Ecommerce

Os dados de pesquisa do site são adequados para avaliar palavras-chave populares e de alto desempenho. Ele não apenas mostra as opções mais eficazes, mas também aquelas que não estão funcionando, para que você possa trocá-las por outras melhores.

Para melhorar o tráfego orgânico do seu site, você pode conferir estes guias de SEO para duas das plataformas de comércio eletrônico mais populares nos EUA: Shopify e BigCommerce.

5. Tráfego direto para empresas de comércio eletrônico

O reconhecimento da marca gera tráfego direto ou usuários que acessam seu site usando marcadores ou inserindo o URL diretamente.

Este é um indicador importante, pois mostra quantas pessoas já estão cientes da marca. Quanto maior o nível de tráfego direto, mais as pessoas sabem sobre você e estão prontas para continuar a interação.

Este relatório do Google Analytics está disponível no menu “Canais”, em “Direto”:

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Analise o relatório para entender como os usuários chegam até você e para ajustar seus esforços de marketing.

6. Páginas de destino

O relatório da página de destino permite rastrear as ações dos visitantes de primeira viagem em suas páginas de destino.

Os indicadores mais importantes do relatório Landing Pages para seu negócio de comércio eletrônico são:

1. Taxa de cliques (CTR)

O número de cliques por página é a taxa de cliques (CTR=cliques/impressões*100). Por exemplo, com 1.000 impressões e 50 cliques, a CTR será 50/1.000*100=5%. Quanto maior o seu CTR, melhor.

2. Sessões

O tempo que um visitante permanece em uma página é chamado de “taxa de sessão”. Ele fornece uma visão de quão atraente e envolvente uma página específica é para o usuário.

Você também pode examinar “novas sessões”. O princípio é o mesmo, exceto que eles fornecem dados sobre a primeira visita do usuário ao site. Ambas as opções visam testar a atratividade do seu conteúdo e podem ajudar você a melhorar suas páginas de destino para manter seus usuários engajados.

3. Taxa de rejeição

A porcentagem de usuários que saem da sua página de destino assim que chegam é chamada de taxa de rejeição. Se estiver abaixo de 50%, é considerado “baixo” e tudo está em ordem. Se exceder 70%, você definitivamente vai querer mudar algo para reduzi-lo.

Para acessar o relatório, basta seguir estas capturas de tela:

google analytics reports 08 - 8 Most Important Google Analytics Reports for Ecommerce

7. Esquema de comportamento do cliente

Todo empresário quer saber como os usuários se movimentam pelo site e como eles reagem a diferentes páginas. No submenu "Comportamento", você pode avaliar o valor da vida útil do cliente e usar o relatório de fluxo de comportamento para descobrir quais páginas os visitantes visitam repetidamente e como navegam em seu site.

Acesse o relatório clicando em “Behavior” e depois em “Behavior Flow”:

google analytics reports 09 - 8 Most Important Google Analytics Reports for Ecommerce

Isso parecerá assim:

google analytics reports 10 - 8 Most Important Google Analytics Reports for Ecommerce

Com esse relatório, você pode visualizar toda a jornada do usuário desde o momento em que ele acessa uma de suas páginas até o momento em que faz uma compra ou sai do site. Você poderá verificar cada etapa e saber por que os usuários estão realizando determinadas ações.

Lembre-se, páginas com alta taxa de rejeição precisam ser corrigidas o mais rápido possível. Na maioria das vezes, ajustar o CTA ou refinar o conteúdo deve funcionar.

8. Conversão por hora do dia

A atividade diária do usuário é uma das principais métricas para o comércio eletrônico.

Com ele, você pode selecionar um período de tempo e analisar a atividade do usuário. Observe que, por padrão, o Google Analytics solicitará que você visualize o relatório dos últimos 30 dias.

Ao entender quando seus usuários estão mais ativos, você pode planejar o trabalho dos profissionais de marketing digital de forma inteligente. Por exemplo, você poderá criar uma programação eficaz para campanhas, postagens de blog etc.

Você pode encontrar o relatório na página principal:

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Conclusão

O Google Analytics continua sendo uma das ferramentas mais importantes para empresas de comércio eletrônico, permitindo que elas coletem e analisem dados importantes.

Neste artigo, compartilhamos 8 relatórios do Google Analytics que ajudarão você a entender o desempenho de seu site e páginas individuais.

Use esses dados para aumentar a eficácia de suas campanhas de marketing, melhorar a experiência do usuário e aumentar as vendas!

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Escrito por

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Leslie Anglesey

Leslie Anglesey é escritora, jornalista e autora freelancer apaixonada por contar histórias sobre a situação econômica e social do mundo. No caso de qualquer dúvida ou sugestão, por favor, entre em contato com ela em [email protected]

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